Corpo Docente

pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática
pós-graduação informática

Carlos Guedes concilia a actividade académica no ISEL com a actividade profissional na Nokia Siemens Networks, integrando, desde 2011, a equipa de arquitectura de software do TNMS. Anteriormente trabalhou na enpresa SAPO, tendo participado em 2010 na equipa de desenvolvimento do SAPO Services Bus.
Como membro do CCISEL desde 2001, participa regularmente em projectos de I&D e lecciona acções de formação para a indústria e instituições governamentais, sobre temas relacionados com a plataforma .NET. Enquanto docente, lecciona disciplinas das áreas de programação e de sistemas e tecnologias de informação, colaborando activamente na definição dos conteúdos programáticos das unidades curriculares Programação na Internet, Laboratório de Software e Computação Gráfica.


Foto do Carlos MartinsCarlos Martins é professor do ISEL e membro do CCISEL com um longo percurso de colaboração com a indústria no desenvolvimento e evolução de equipamento e software, estando na génese da produção nacional de equipamentos de automatização de transacções bancárias (ATM e POS). Tem dedicado os últimos anos a realizar trabalho de investigação e desenvolvimento na área dos sistemas operativos e dos mecanismos de suporte à programação concorrente, com ênfase nos ambientes virtuais das plataformas Java e .NET e no Windows Research Kernel. Nos cursos de licenciatura e mestrado em Engenharia Informática e de Computadores do ISEL é responsável pelas unidades curriculares Programação Concorrente e Programação em Modo Kernel.


Foto da Cátia VazCátia Vaz é docente no ISEL desde 2003, membro do CCISEL e investigadora no INESC-ID. Tem Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação, Mestrado em Matemática Aplicada, e Doutoramento em Engenharia Informática pelo IST, Universidade Técnica de Lisboa, na área de métodos formais, SOA e LRTs.
Enquanto professora nos cursos de Licenciatura e Mestrado de Engenharia Informática tem leccionado UCs na área de Algoritmos e Estruturas de Dados, Programação, Ambientes Virtuais de Execução e Computação Orientada aos Serviços.
Enquanto investigadora no INESC-ID e colaboradora do IMM, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, tem colaborado no desenvolvimento de sistemas de informação e ferramentas para análise de dados, e em vários projectos europeus como consultora na área de serviços Web, modelação e gestão de conhecimento.


João Trindade concilia a actividade académica no ISEL com a actividade profissional na Nokia Siemens Networks, onde desempenha funções de arquitecto de software na equipa do TNMS. Iniciou a actividade de desenho e desenvolvimento de software em 1998, numa empresa de equipamento electrónico, participando em revisões e remodelações de software, dos sistemas embebidos aos de informação. Em 2000, passa para a ADETTI (no ISCTE), onde produziu software especializado para segurança de conteúdos multimédia, em colaboração com equipas de Itália, Reino Unido, Holanda e outros países. Em 2003, parte do trabalho desenvolvido foi integrado nas normas MPEG-2 e MPEG-4. Em 2004 ingressou na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) para estudos de Especialização em Informática. É docente do ISEL desde 2005, nas áreas de sistemas operativos, programação e arquitectura de computadores, leccionando temas como a programação de baixo nível, o kernel Linux e programação concorrente nas plataformas Java e .NET. Como membro do CCISEL, participa frequentemente em acções de formação para a indústria, maioritariamente sobre a plataforma .NET.


Jorge Martins é docente no ISEL, onde tem leccionado disciplinas nas áreas da programação, dos sistemas operativos e dos sistemas virtuais de execução. Desde 2003, lecciona temas da plataforma .NET no curso de Licenciatura em Engenharia Informática e Computadores. Enquanto membro do CCISEL, tem  efectuado actividades de desenvolvimento e coordenação em projectos, formação e consultoria, nomeadamente nas áreas dos sistemas operativos, sistemas distribuídos e das tecnologias de componentes.
Actualmente é um dos responsáveis do projecto de actualização automática dos terminais de atendimento automático (TPAs), para a empresa Glintt.


Luís Falcão tem conjugado a sua actividade docência, formação e consultadoria, com as vertentes de empreendedorismo e participação em projectos na indústria.
Actualmente integra a equipa de arquitectura de software do TNMS da Nokia Siemens Networks. Enquanto professor no ISEL nos cursos de Licenciatura e Mestrado de Engenharia Informática, é responsável pelas unidades curriculares (UCs) Programação na Internet e Compiladores e tem leccionado UCs na área de programação, em ambientes de execução real e virtual (.NET e JVM), aplicações distribuídas e respectivas infra-estruturas de suporte ao seu desenvolvimento. Neste âmbito, foi um dos proponentes da introdução do tema .NET na estrutura curricular do curso, que se concretizou em 2001.É membro do CCISEL desde 1996 e coordenador do grupo de software desde 2006.
Tem sido responsável e participado em diversos projectos, formações e consultadorias para empresas e instituições governamentais. Actualmente é responsável por um projecto destinado à empresa Glintt, para actualização automática dos terminais de atendimento automático (TPAs). No âmbito das formações destacam-se as formações sobre a plataforma .NET para empresas de desenvolvimento de software e docentes do ensino superior da maioria das Universidades que leccionam Engenharia Informática em Portugal.
Desde 2005 participa regularmente como orador e eventos técnicos organizados como o Techdays e DevDays, organizados pela Microsoft e é membro do Grupo de Arquitectura de Software Português.
Em 2002, foi co-fundador da empresa LKM, na qual desenhou e implementou a versão inicial do seu sistema de fidelização.Em 2009 é co-fundador da empresa Servisys Solutions que é detentora do site quickipic.com. É responsável técnico por este site, participando também no seu desenvolvimento conjuntamente com uma equipa que envolve várias empresas.


Paulo Pereira é membro do CCISEL desde 1997, onde iniciou a sua carreira profissional na arte da programação. Participa frequentemente em actividades de colaboração com a indústria envolvendo as plataformas Java e .NET, nomeadamente actividades de concepção de software, de consultoria técnica e de formação especializada.
Actualmente integra a equipa de arquitectura de software do TNMS da Nokia Siemens Networks e como professor do ISEL é responsável pela unidade curricular Programação em Dispositivos Móveis dos cursos de licenciatura e mestrado em Engenharia Informática e de Computadores. Lecciona temas relacionados com linguagens de programação, sistemas virtuais de execução, programação concorrente, aplicações distribuídas e infra-estruturas de suporte, contribuindo no decurso desta actividade para a manutenção do alinhamento dos cursos em que lecciona com as necessidades da indústria. Neste contexto, foi um dos proponentes da introdução do estudo de temas relacionados com a plataforma .NET na estrutura curricular do curso, que se concretizou em 2001. É, desde então, seguidor atento da evolução da referida plataforma nos aspectos relacionados com os seus temas de interesse.
Licenciado pelo ISEL e mestre pelo IST, frequenta o curso de Doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores desta última instituição. Neste âmbito é investigador do INESC-ID, no Grupo de Sistemas Distribuídos, onde realiza trabalho relacionado com gestão automática de recursos computacionais.


Pedro Félix é docente no ISEL desde 1996 e membro do CCISEL, onde realiza actividades de desenvolvimento, formação e consultoria. Actualmente também faz parte da equipa de desenvolvimento do SAPO Services Bus. Destacam-se ainda os projectos que desenvolveu e liderou nas áreas das transacções bancárias electrónicas, comunicações seguras e protecção criptográfica de documentos, cartão do cidadão e infra-estruturas de chave pública.
Enquanto docente, é responsável por unidades curriculares na área da programação e da segurança informática, tendo recentemente leccionado os temas dos padrões de desenho e da programação concorrente.
Entre 2008 e 2010 foi-lhe atribuído o título de MVP (Most Valuable Professional) pela Microsoft, na área de Connected Systems Developer, participando regularmente em eventos como o Techdays e o DevDays. Neste contexto, os seus interesses centram-se nos temas das plataformas para serviços e da gestão de identidade em sistemas de autoridade descentralizada, tendo recentemente colaborado na revisão técnica do “A Guide to Claims-Based Identity and Access Control”, editado pelo Patterns & Practices.


Pedro Pereira é co-autor de dois livros sobre programação em C++, presidente do CCISEL, membro da comissão coordenadora do Mestrado em Informática e Computadores (MEIC) e coordenador da secção de Linguagens e Metodologias de Programação que integra grande parte das unidades curriculares de software da Licenciatura de Informática e de Computadores (LEIC).
Como membro do CCISEL, tem uma larga experiência em actividades relacionadas com desenvolvimento de software em colaboração com a Indústria, tendo sido consultor, dirigido e leccionado cursos para quadros de empresas e tendo participado em projectos de desenvolvimento.
Enquanto docente do ISEL, tem colaborado na definição e reestruturação do MEIC e da LEIC, com ênfase nas unidades curriculares que tem leccionado ou sido o professor responsável: Programação, Laboratório de Informática e Computadores, Programação Orientada por Objectos, Algoritmos e Estruturas de Dados, Compiladores, Programação de Sistemas Computacionais, etc.

Comments are closed.